sexta-feira, 24 de maio de 2013

A arte gótica

A arquitetura 

No início do século XII ainda predomina a arquitetura românica, mas já surgem mudanças que conduzirão a uma profunda revolução arquitetônica. No século XVI, essa forma de construir foi chamada de gótica - nome que associava sua aparência(à época considerada estranha) aos godos, povo bárbaro. Hoje a arquitetura gótica é considerada uma das mais belas e cheias de significados já feitas. A primeira construção gótica foi a Abadia de Saint-Denis, na França em 1140.
A principal característica da arquitetura gótica é a abóbada de nervuras, muito diferente da abóbada de arestas românica porque deixa visíveis os arcos que formam sua estrutura. Esse novo tipo de abóbada foi possível graças ao ogival diferente do estilo românico. Além de acentuar a verticalidade da igreja, deixando-a mais alta.Um outro elemento muito usado na arquitetura gótica são os pilares. Dispostos em espaços bem regulares, dando suporte ao teto de pedra.


A Abadia de Saint-Denis

A primeira diferença entre as igrejas góticas e românicas está na fachada principal. Em geral, a românica tem um único portal; já a igreja gótica tem dois portais que dão acesso a três naves(espaço de entrada até o santuário) do interior da igreja. Na fachada da Abadia de Saint-Denis, os portais laterais seriam continuados por altas torres. O portal central tem, acima do tímpano, uma grande janela. Acima dela há outra redonda, a rosácea( vitral de igreja com formato semelhante a de uma flor com várias pétalas), típica do estilo gótico e presente em quase todas as outras igrejas do século XII e XIV.


Os vitrais das catedrais góticas

O interior das catedrais góticas é bastante iluminado. A claridade entra pelas janelas do andar mais alto, pelas janelas das paredes e das naves laterais e pelos grandes vitrais que ficam atrás do altar principal. Combinados a colunas delicadas, os vitrais também dão ao ambiente uma aparência de leveza. O que muitas vezes são os principais atrativos do turistas, as cores intensas do azul e do vermelho como por exemplo, em Chartres.
        A pintura

A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII e XIV do início do século XV, quando começou a ganhar novas características que anunciavam o Renascimento. A principal delas foi o realismo: os artistas que procuravam pintas as figuras da forma mais fiel possível ao que vissem.
O pintor mais importante do final do século XIII e início do século XIV foi o florentino Ambrogiotto Bondone, mais conhecido como Giotto. A maior parte de suas obras decoravam as igrejas.
Além dos grandes murais de Giotto, o estilo gótico produziu quadros de proporções menores e retábulos(conjunto de painéis que podem ser fechados uns sobre os outros e aberto durante celebrações). 
*Retiro de São Joaquim entre os pastores(1304-1306), Giotto.
A principal característica de Giotto como se pode observar é a representação dos santos como pessoas de aparência comum em posição de destaque.

*Nossa Senhora, Chanceler Rolin.
Observe a perspectiva obtida pelo desenho do piso e a divisão entre dois ambientes: interno e externo.Esse efeito se deve a luz difusa na linha do horizonte, onde o céu encontra a terra.



Espero que tenham gostando(se é que alguém lê) da matéria sobre a Arte Gótica, planejo postar sobre a moda vitoriana na próxima vez. Preciso de mais tempo primeiramente, ando muito ocupada com os estudos porém nada que me impeça de postar alguma coisa por aqui, beijos até!!


Um comentário: